Sobre a torcida celeste:

Picture
Torcida Celeste lota o Mineirão no jogo do Cruzeiro

O Cruzeiro é considerado um dos clubes mais populares do Brasil. O clube possui, aproximadamente, mais de 8 milhões de torcedores espalhados pelo país. No estado de Minas Gerais, é o clube mais popular, ou seja, o clube de maior torcida no estado com grande hegemonia no interior.

Em 26 de março de 1931, o jornal Estado de Minas publicou resultado parcial de uma enquete (os votos eram depositados em urnas) que ajuda a compreender o porte das torcidas de Belo Horizonte naquela época. Computados mais de 800 votos, os resultados apontavam: Atlético, 46,2%; Cruzeiro (na época ainda denominado Palestra), 35,9%; e América, 10,8%.

Na edição de 31 de dezembro de 1971, a revista Placar publicou pesquisa feita, em Belo Horizonte, pelo Instituto Gallup. O resultado já indicava uma tendência de inversão na ordem das maiores torcidas da cidade: Atlético, 43%; Cruzeiro, 42%; e América, 5%. Na faixa entre 10 e 17 anos, o Cruzeiro já liderava com 46% contra 44% do rival Atlético.

Em 10 de dezembro de 2004 em outra pesquisa de opinião, publicada pelo jornal Estado de Minas, a torcida do Cruzeiro também apareceu como a maior de Belo Horizonte, com 48% de preferência entre os belorizontinos.

Em 2006 o Jornal Estado de Minas publicou a pesquisa sobre a maior torcida do estado e novamente o Cruzeiro obteve a preferência em Minas, com grande diferença entre o segundo colocado.

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2009, o clube obteve a sexta maior torcida do país com 4% dos Brasileiros e a maior de Minas Gerais com 34% de preferência entre os Mineiros. A 6ª posição no ranking das torcidas brasileiras garante também ao Cruzeiro a posição de 1ª torcida do Brasil entre os times fora do eixo Rio-São Paulo, o que é bastante significativo uma vez que os times desse eixo recebem historicamente uma maior atenção e cobertura da mídia.

Maiores públicos nas partidas em Belo Horizonte, os maiores índices de torcedores presentes foram: